sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Entrevista ao Engenheiro Carlos Mota

.
Realizámos esta entrevista ao Engenheiro Carlos Mota, representante dos Estaleiros Navais de Peniche, com o intuito de compreender de que forma um porto de águas profundas poderia dinamizar a cidade de Peniche, contribuindo ou não para o seu desenvolvimento.
Começámos por esclarecer o conceito de Porto de Águas Profundas, uma vez que não estávamos familiarizados com este. De seguida, procedemos à contextualização da situação em Portugal, questionando, posteriormente, sobre a possível localização de um porto de águas profundas em Peniche.
Apresentamos de seguida algumas das perguntas:
.
1. O que é um porto de águas profundas?
.
Um Porto de Águas Profundas é um Porto que se destina a receber grandes navios (por exemplo, porta-contentores), que exigem profundidade de águas superior a 16 metros.
.
2. Porquê construir um porto de águas profundas em Peniche?

Apesar da existência do Terminal XXI em Sines, este é insuficiente para suportar a entrada de grandes navios no nosso país, sendo por isso esta uma das causas que leva à possível construção de um porto de águas profundas em Peniche.
Para além disso, Peniche é uma cidade dotada de características favoráveis à construção de um porto deste género:
..
-Boa disposição geográfica
-Bacia Sul protegida dos ventos de Norte e de Nordeste
-Bacia Sul protegida do mau tempo que assola a costa de Peniche
-O porto de águas profundas não estaria inserido num rio, cujo facto traria alguns problemas à sua instalação
-Existência de um Porto Artificial de mar
-Existência de um fundo rochoso que, apesar de não possibilitar um aumento da profundidade do porto, impede que um barco fique encalhado na areia;
-Existência de Profundidades apropriadas (12 metros à saída; 16 metros, 300/400 metros após a saída; 20-22 metros após os 400/500 metros após o porto)
.
3. Em que local se deveria situar?

Localizar-se-ia na Bacia limitada a sul pela Consolação e a oeste pelo Cabo Carvoeiro, englobando, possivelmente o actual porto de pesca. Criar-se-ia, igualmente, no meio da bacia, cais que partiriam do Cabo Carvoeiro, local protegido dos ventos de norte e nordeste, e, na Quinta dos Salgados, uma plataforma logística para onde e de onde as mercadorias eram transportadas

4. Quais os benefícios de um porto de águas profundas para Peniche?
.
-Criação de cerca de 3000 postos de trabalho, dos quais 1000 a 1500 seriam directos com remunerações 3 a 4 vezes superior à média de remunerações em Portugal;
-Desenvolvimento do Turismo de Negócios;
-Maior capacidade de absorção da população activa jovem por parte da cidade de Peniche;
-Forte dinamização da economia de Peniche;
-Possibilidade de oferecer à população um melhor nível de vida e a realização pessoal.

5. Quais os seus aspectos negativos?

Para o Engenheiro Carlos Mota, este empreendimento não apresentaria qualquer aspecto negativo.
Contudo, poderia ser referido como aspecto negativo a alteração do aspecto visual da bacia, o aumento da movimentação de camiões, apesar de esta não influenciar o tráfego na cidade devido à existência de trajectos próprios, a perda de área de praia na zona da isntalação(entre 500 a 1000 metros) e o impacto sobre o ambiente, quer a nível aéreo, quer a nível marítimo, apesar do Sr. Carlos Mota considerar este impacto praticamente nulo.
.
Através desta entrevista concluimos que, na opinião do Engenheiro Carlos Mota, a construção de um porto de águas profundas em Peniche é viável e contribuiria para transformar a cidade num centro desenvolvido. A população usufruiria de melhores condições de vida, uma vez que existiria maior oportunidade de emprego e rendimentos superiores aos actuais. Desta forma, iria contribuir para a maior fixação da população activa no concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário